Velhinha ‘abandonada’ é resgatado por equipe da UPA Santo Antônio [VÍDEO]

idosa2

Uma idosa foi encontrado em estado de total abandono em sua própria casa na tarde desta segunda-feira, dia 18, no bairro Dom Lafaiaete, em Rio Preto.

De acordo com o registro policial feito na Central de Flagrantes, o aposentado Miguel Alonso, de 84 anos, sofre de doença pulmonar crônica e estava sem oxigênio para inalar.

Ela foi encontrado por uma equipe de enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio, que vai à casa todas as segundas-feiras para prestar assistência médica a idosa. A aposentada estava, segundo as enfermeiras, deitado na cama e com as fraldas sujas.

A enfermeira que relatou o caso à polícia disse que o neto do idoso se recusou a acompanhá-lo até a UPA, pois estaria “de saco cheio” do aposentado.

Mesmo assim, Miguel foi encaminhado à UPA do bairro Santo Antônio, onde passou a noite. Na manhã desta terça-feira, 19, o idoso retornou para casa, ficando aos cuidados do neto.

Em entrevista ao Díário da Região, M.A., 23 anos, que é neto da aposentada e não quis ter o nome divulgado, disse que mora sozinho com o avô e cuida do idoso juntamente como uma “funcionária”, que não é enfermeira, mas que a família paga para ficar com ele quando não tem mais ninguém em casa.

“Ela (a funcionária) não tem nenhum curso de enfermagem, nada, eu que ensinei a ela como tem que cuidar do meu avô”, disse o neto do aposentado.

O jovem afirmou ainda que o pai dele, que é eletricista, está vivendo no Paraná pois, segundo ele, não consegue trabalho em Rio Preto. Agora, M.A. tenta convencer o pai a internar o avô em uma clínica.

“Não está dando mais. Minha mãe precisa entender que não dá para cuidar dela (da idosa) em casa”, disse o neto, que afirmou também que o avô recebe R$ 1,9 mil de aposentadoria.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Preto informou, por meio de nota, que o idoso é acompanhado semanalmente pela equipe do Sade (Serviço de Atendimento Domiciliar Especializado). Na última visita, nesta segunda, a equipe constatou que ele não estava bem de saúde e, por isso, foi acionado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para levá-lo até a UPA Santo Antônio.

O motivo da elaboração do boletim de ocorrência, segundo a Prefeitura, foi porque o neto se recusou a acompanhá-lo no atendimento médico, além de ter sido encontrado com a fralda toda suja.

A idosa já está em casa, mas “o caso foi informado à Delegacia de Proteção ao Idoso, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Família, Idoso e Deficiente e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Santo Antônio, para a tomada de providências cabíveis”, informou a Prefeitura.

Colaborou Gabriel Vital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s